quinta-feira, 24 de março de 2011

Adotar... por que não?!


É da natureza do ser humano sempre querer escolher o mais bonito. Buscamos a beleza nas matérias, nas paisagens, nas pessoas. O mesmo acontece quando se pensa em escolher um novo membro para a família. Existem diversas raças de cães e gatos, tão belas, cada um do seu jeito, cada um mais especial que o outro. Mas na realidade, existe uma raça que por mais simpática e alegre que seja ninguém quer saber: O VIRA-LATA. Infelizmente, ainda existe na sociedade um certo preconceito em relação a essa "raça", talvez por ser menos belo do que um animal com pedigree, ou então pela idéia de que "eles vem da rua, são sujos e têm sarna". Pura ignorância. Quando um animal é bem tratado ele pode viver muito bem. Sarna, carrapato, pulga... não é questão de ser vira-lata, e sim uma questão de higiene (por parte dos donos). Foi comprovado cientificamente que esses bichinhos tão especiais podem ser tão eficiente quanto um legítimo cão de raça. Eles também podem brincar com uma bolinha, eles também aprendem a se sentar, dar a pata... Podem também realizar tarefas muito mais difíceis, como tomar conta de uma residência como um Fila, podem nadar muito bem como um Labrador ou pastorear ovelhas como um legítimo Border Collie. Sem falar na companhia deles que é adorável... uma grande qualidade desta raça é sua lealdade. Quem nunca leu ou assistiu uma notícia dizendo:
- Vira-lata salva criança de ataque de pitbull
- Vira-lata enfrenta bandidos para defender seus donos
Ou então quem nunca viu um morador de rua andando sempre na companhia de seu bom e velho vira-lata. Todas as raças são muito especiais, mas essa, merece mais a nossa atenção. É muito triste sabermos que existem muitos canils lotados de animais que foram retirado das ruas. Por um lado é bom, pois ali ele terá um lugar seguro para dormir, não correrá o riso de ser atropelado ou causar um grave acidente. Mas por outro lado, esses abrigos dependem de doações e a maioria deles não dão conta de tantos animais. Às vezes eles têm que viver com falta de higiene, e até mesmo passando fome. Foi publicado a alguns anos atrás uma denúncia na SUIPA: os cachorros morriam e seu corpo permanecia ali, no meio dos outros cães, se decompondo ali mesmo... Falta voluntários, falta comida, falta tudo.... Falta solidariedade.
Concluímos então que adotar é preciso. O tempo está passando e agora neste momento, muitos destes animais por estarem velhos e não terem para onde ir, ocupam lugar no canil, e no fim são sacrificados.

Um comentário:

  1. PARABÉNS PELO TEU LINDO BLOG, OS ANIMAIS NECESSITAM MUITO DE NÓS, MAS AINDA INFELIZMENTE AS LEIS NÃO OS PROTEGEM O SUFICIENTE...O FINAL DOS TEMPOS????

    ResponderExcluir